REGULAMENTO

12-06-2015 09:02

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE LUÍS ALVES

REGULAMENTO

CAMPEONATO TAÇA CIDADE DE LUÍS ALVES 2015

 

                      

DA ORGANIZAÇÃO

 

Art. 1º - A organização deste campeonato, denominado campeonato Taça Cidade de Luís Alves 2015 amador, caberá inteiramente ao Departamento Municipal de Esportes.

 

Art. 2º - O Campeonato será regido pelas leis e regras oficiais da FIFA.

 

DAS  FINALIDADES E OBJETIVOS

 

Art. 3º - O Campeonato Taça Cidade de Luís Alves  de Futebol de Campo 2015 é uma promoção da Prefeitura Municipal de Luís Alves.

 

Art. 4º - O Campeonato Taça Cidade de Luís Alves de Futebol de Campo de 2015, tem como finalidade desenvolver o intercâmbio esportivo e proporcionar boas relações entre Dirigentes, Técnicos e atletas, estabelecer uma união segura entre Desportistas, comunidade, Associação e o Poder Público. E como objetivo exaltar a prática desportiva como instrumento imprescindível para a formação da personalidade, criando uma integração social deste com o esporte de maneira que possa tornar se participativo e fazendo surgir novos valores no panorama desportivo Municipal, Estadual e Nacional.

 

DA CATEGORIA

 

Art. 5º - Poderão ser inscritos vinte e dois atletas por equipe, sendo que dezenove deverão residir, ou trabalhar desde 01 de março de 2013 e ou ter nascido no Município de Luís Alves sendo que os clubes poderão optar por três atletas sem vínculo com o Município.  Poderá ser inscrito um técnico, um massagista e um auxiliar técnico (devidamente vestido com calçado fechado) que poderão permanecer em campo juntamente com os jogadores, que deverão estar devidamente uniformizados. Atletas nascidos no ano de 1995 e subsequentes ou atletas nascido até o ano de 1974, estarão habilitados a disputarem a Taça Cidade de Luís Alves e a Copa Cidade de Luís Alves segunda divisão.

 

Obs.: Os atletas não  aprovados no congresso técnico não poderão participar do campeonato.

 

§ 1º - Fica obrigatório aos clubes entregarem a relação de atletas com o vinculo no município com nome e n.º de identidade  até as 17hs do dia 05 de março e até o dia 12 de março as 19:00 horas os nomes e n.º de identidade dos atletas sem vinculo. O clube que não entregar a relação até a hora e dia previsto e não participar com um membro da ultima reunião antes do campeonato perde 01 (um) ponto para a disputa do campeonato. (esta data pode ser alterada conforme o inicio do campeonato).

 

§ 2º - A equipe deverá dispor de bolsa de massagem com material necessário para atendimento de primeiros socorros e bolas para aquecimento.

 

Art. 6º -  Um atleta não poderá participar por mais de uma equipe; fica vetado a qualquer atleta ou dirigente transferir-se de agremiação no decorrer do campeonato.

 

DA FORMA DE DISPUTA

 

Art. 7º -  As equipes jogarão entre si em um único turno, classificando os quatro primeiros colocados com maior numero de pontos.

 

§ 1º - Semi-finais  segundo colocado versos o terceiro colocado, primeiro colocado versos o quarto colocado da classificação geral da primeira fase. Perdedor do primeiro jogo versos perdedor do segundo jogo disputam o terceiro e quarto lugar e o vencedor do primeiro jogo versos o vencedor do segundo jogo fazem a grande final.

 

§ 2º As semi-finais serão disputadas em dois jogos, a equipe que somar quatro ponto no final dos dois jogos passa a final,  se houver uma vitória para cada equipe nos dois jogos serão conhecidos os finalistas através do saldo de gols  na soma das duas partidas, em caso de dois empates ou dois resultado iguais o primeiro e o segundo colocado na classificação geral leva vantagem e passa a final.

 

§ 3º - As finais serão disputadas em dois jogos, a equipe que somar quatro ponto no final dos dois jogos será campeã, se houver uma vitória para cada equipe nos dois jogos será conhecido o campeão através do saldo de gols  na soma das duas partidas,  persistindo o empate o campeão  será  conhecido através da cobrança de pênalti.

 

§ 4º - O primeiro jogo da semi-final será realizado no campo da equipe que ficar em segundo lugar na classificação geral da primeira fase, o segundo jogo da semi-final será realizado no campo da equipe que ficar em primeiro lugar na classificação geral  da primeira fase.

 

§ 5º - O primeiro jogo da final será realizado no campo da equipe que obteve a segunda melhor campanha na primeira fase e o segundo jogo da final será realizado no campo da equipe que obteve a melhor campanha da primeira fase. ( das equipes que estiver disputando o primeiro lugar).

 

§ 6º - Caso o clube que exercer o direito de sediar a rodada não tiver campo a mesma será designada pelo Departamento de Esporte.

 

Art. 8º - Caso houver empate entre duas ou mais equipes em numero de pontos, o critério de desempate será o seguinte:

 

I-                   maior numero de vitórias;

II-                confronto direto;

III-             defesa menos vazada;

IV-             ataque mais positivo;

V-                saldo de gols;

VI-             cartão vermelho;

VII-          cartão amarelo;

VIII-       sorteio.

 

Art. 9º - Os jogos terão duração de noventa minutos, divididos em dois tempos de quarenta e cinco minutos, com intervalos de dez minutos. O tempo de tolerância para o inicio da primeira partida será de quinze minutos, não havendo tolerância para os demais jogos.

 

OBS: O tempo de tolerância será de acordo com o relógio do mesário.

 

Art. 10º - Os jogos acontecerão aos domingos, local, data e horário conforme tabela, exceto por motivos de força maior.

 

DA PREMIAÇÃO

 

Art. 11º - Haverá premiação, troféu e medalha até o quarto colocado, medalha  para o goleiro menos vazado e para o artilheiro do campeonato.

 

AS DISPOSEÇÕES GERAIS

 

Art. 12º -  A abertura acontecerá conforme combinado no Campo do Clube Faixa Azul e demais rodadas seguirão a tabela.

 

Art. 13º - O Campeonato Taça Cidade de Luís Alves de futebol de campo terá a participação de 09 equipes, sendo um campeonato de clubes e não será permitido participar dois times do mesmo clube,  

 

§ 1º - Qualquer clube (equipe) que não cumprir com este regulamento cumprirá punições estabelecidas pelo Departamento de Esporte de Luís Alves.

 

Art. 14º - Poderá ser efetuada até cinco substituições.

 

Art. 15º - Caso um jogador chegar atrasado poderá ser inscrito até o termino do primeiro tempo onde deverá assinar a sumula e estar devidamente uniformizado.

 

Art. 16º - Caberá ao delegado da partida (mesário) determinar as pessoas que tem condições de participar da partida ( no campo e no banco de reservas).

 

Art. 17º - As partidas serão dirigidas por árbitros designados pela ASSOCIAÇÃO DE ARBITROS DO VALE RIO TIJUCAS E LITORAL CATARINENSE.

 

Art. 18º - O atleta, dirigente ou membro da comissão técnica que a tentar agredir fisicamente ou agredir moralmente, árbitros, mesários, comissão técnica, membros departamento de esporte ou outro atleta será julgado pela junta disciplinar da empresa responsável pela arbitragem. Caso houver agressão física (agressão relatada por arbitro em sumula), não caberá julgamento o atleta será suspenso do restante do campeonato e uma suspensão de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias após o termino do campeonato. (atleta que for suspenso por agressão será suspenso de todas as atividades desenvolvidas pela Prefeitura). A equipe que desistir durante a competição estará suspensa junto com seus atletas da mesma e das atividades esportivas desenvolvidas pela Prefeitura Municipal Luís Alves e receberá uma suspensão de  365 (trezentos e sessenta e cinco) dias a partir do termino do campeonato.

 

Art. 19º - Fica sendo obrigatória a entrega de um documento de identificação com foto para o mesário antes do inicio da partida.

 

Art. 20º - Todo atleta terá que assinar a súmula. (assinando a sumula já esta fazendo parte do jogo).

 

Art. 21º - Em caso de aplicação de WO, a equipe será eliminada e consequentemente todos os jogos da mesma, (placar do WO 3 x 0 para o adversário), sendo suspensa das atividades promovidas pelo departamento de esporte por trezentos e sessenta e cinco dias, juntamente com os atletas que deixaram de assinar a súmula (exceto com justificativa esta  julgada em um congresso técnico por um representante de cada clube participante do campeonato). Em caso de uma equipe iniciar uma partida com menos de 11 atletas, os atletas não participantes receberam uma punição de 03 partidas de suspensão. Caso a punição acontecer nas ultimas rodadas os atletas cumpriram no próximo campeonato que os mesmos forem inscritos.  

 

Art. 22º - O atleta que receber três cartões amarelos ou um vermelho estará suspenso na próxima partida. ( o recebimento do 3 cartão amarelo ou cartão vermelho na ultima partida das finais do campeonato esta  apto  a participar normalmente da primeira partida do campeonato do ano seguinte).

 

§ 1º      Quando um atleta for advertido com um cartão amarelo e, posteriormente, for expulso de campo com a exibição direta de cartão vermelho, aquele cartão amarelo inicial, permanecerá em vigor, para o computo dos 3 (três) cartões que importarão em impedimento automático, e, se for o 3º (terceiro) da série, o atleta será penalizado com dois impedimentos automáticos, sendo um pela seqüência de 3 (três) cartões amarelos e outro pelo recebimento do cartão vermelho.

 

 

§ 2º      Quando um atleta receber um cartão amarelo e, posteriormente, receber o segundo cartão amarelo, com a exibição conseqüente do cartão vermelho, tais cartões amarelos não serão considerados para o computo dos três que geram o impedimento automático.

 

Art. 23º - O atleta que for advertido com cartão vermelho poderá ser encaminhado para julgamento, podendo assim sofrer as punições impostas.

 

Art. 24º - Fica a cargo da Liga o controle dos cartões.

 

Art. 25º - Caso houver coincidência de uniforme no jogo, a equipe mandatária terá de trocar o uniforme.

 

Art. 26º - Para as equipes que optarem por recursos da partida, deverá apresentar requerimento, por escrito, ao departamento de esporte da Prefeitura Municipal, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas após o termino da partida, sendo que se houver necessidade o mesmo será encaminhado à junta disciplinar da Liga ou Associação, para que tenha validade. Fica estabelecido que nenhum clube possa entre com recurso junto a Justiça Comum antes de entra com o recurso junto a Junta Disciplinar da Liga ou Associação que for responsável pela arbitragem do campeonato, caso isso ocorra o clube será punido com 01(um) ano de afastamento das atividades promovidas pela Prefeitura Municipal de Luis Alves. Sendo que o custo do recurso junto a Liga ou Associação é de R$ 2.000,00 (dois mil reais) e é de responsabilidade da equipe que recorreu.

 

Art. 27º - A equipe mandatária terá direito a escolha do banco de reservas.

 

Art. 28º - Fica estabelecido que cada equipe deverá apresentar uma bola em boas condições para que fique de reserva junto a mesa.

 

§ 1º - A equipe que sediar a rodada terá que colocar 03 (três), gandulas um dentro do alambrado e dois no lado de fora e uma  bola para o bom andamento da partida.

 

Art. 29º - A equipe que vier a inscrever um atleta irregular na partida perderá os pontos da mesma, não alterando os demais resultados. Sendo que os pontos passarão para a equipe adversária.

 

Art. 30º - A pontuação será:

 

I   – Vitória três pontos;

II  – Empate um ponto;

III – Derrota não acarreta pontuação.

 

Art. 31º - Fica estabelecido que sejam eliminados os cartões amarelos, da fase de classificação para a fase de quarta de finais.

 

§ 1º - O atleta que receber o terceiro cartão amarelo no ultimo jogo da fase de classificação ou um cartão vermelho, fica suspenso para a fase quarta de final.

 

Art. 32º -  A comissão julgadora ficará a cargo da Liga ou Associação.

 

Art. 33º - Não será permitida a utilização de chuteiras com travas de alumínio. O uso de caneleiras e braçadeiras de capitão é obrigatório.

 

Art. 34º - O departamento de esporte não se responsabiliza por quaisquer acidentes envolvendo atletas, dirigentes e torcedores dentro e fora do campo no decorrer do campeonato.

 

RESPONSABILIDADE DOS CLUBES

 

Art. 35º - Cada clube que realiza a rodada fica responsável pela alimentação da arbitragem, segurança e membros da comissão de esporte (Prefeitura). Também é de responsabilidade do clube organizador da rodada a contratação dos gandulas (03), o pagamento dos seguranças e tem a responsabilidade de no final da rodada conferir se as três bolas usadas na mesma estão de posse da comissão de esporte, na falta de alguma bola o clube é responsável em devolver a mesma ou uma nova (Penalty S11 R1 IV Ref. 541297), caso o clube não devolver a bola o mesmo será punido (o clube fica impedido de realizar nova rodada até regularizar a pendência).  .

 

Obs.: O material fornecido pela Comissão de Esporte (3 bolas, um calibrador digital e uma bomba) para cada rodada.

 

Art. 36º - Este regulamento será cumprido de acordo com que está estabelecido no mesmo durante o período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2014. (cabe o departamento de esporte a contratação da Liga que apita).

 

Art. 37º - Qualquer item que não constar neste regulamento será decidido pelo Departamento de Esporte.

 

Ivã Rubens Guedert

Departamento de Esporte