REGULAMENTO

03-09-2014 09:38

REGULAMENTO MUNICIPAL DE BOCHA   

DA ORGANIZAÇÃO

 

Art. 1º - A organização deste campeonato, denominado campeonato de Municipal de Bocha 2014 amador, caberá inteiramente ao Departamento Municipal de Esportes.

Art. 2º - O Campeonato será regido pelas leis e regras acordadas entre os clubes.

DAS  FINALIDADES E OBJETIVOS

Art. 3º - O Campeonato Municipal de Bocha 2014 é uma promoção da Prefeitura Municipal de Luís Alves.

Art. 4º - O Campeonato Municipal de Bocha 2014, tem como finalidade desenvolver o intercâmbio esportivo e proporcionar boas relações entre Dirigentes, Técnicos e atletas, estabelecer uma união segura entre Desportistas, comunidade, Associação e o Poder Público. E como objetivo exaltar a prática desportiva como instrumento imprescindível para a formação da personalidade, criando uma integração social deste com o esporte de maneira que possa tornar se participativo e fazendo surgir novos valores no panorama desportivo Municipal, Estadual e Nacional.

DA CATEGORIA

Art. 5º - Poderão ser inscritos dezoito atletas por equipe, divididos em  seis trios e todos deverão residir no município (jogadores aprovados não cabe recurso), desde 01 de julho de 2013.  Os jogadores, que deverão estar devidamente uniformizados. (obrigatório camisa clube)

§ 1º - Fica obrigatório aos clubes entregarem a relação de atletas com o vinculo no município com nome e n.º de identidade  até as 17hs do dia 27de junho.

Art. 6º -  Um atleta não poderá participar por mais de uma equipe; fica vetado a qualquer atleta transferir-se de agremiação no decorrer do campeonato.

DA FORMA DE DISPUTA

Art. 7º - O Campeonato terá 08 equipes, todos jogaram entre si em turno e returno, classificando os quatro primeiros colocados com maior numero de pontos, para as semi finais.

§ 1º - Semi finais será disputada em dois  jogos conforme cruzamento na tabela do campeonato.

§ 3º - A final será disputada em dois jogos, conforme tabela do campeonato.

Art. 8º - Caso houver empate entre duas ou mais equipes em numero de pontos, o critério de desempate será o seguinte:

I-                   maior número de vitórias Geral

II-                confronto direto ( em caso de mais de 02 equipes não a confronto direto);

III-              maior número de vitorias de quedas nas partidas;

IV-             menor número de pontos contra;

V-                sorteio.

Art. 9º - O tempo de tolerância para o inicio da partida será de quinze minutos, não havendo tolerância para os demais jogos, em caso de WO em uma queda o tempo para a próxima queda é de 40 minutos.

OBS: O tempo de tolerância será de acordo com horário de Nacional de Brasília.

Art. 10º - Os jogos acontecerão as sextas, local, data e horário conforme tabela, exceto por motivos de força maior.

DA PREMIAÇÃO

Art. 11º - Haverá premiação, troféu e medalha até o quarto colocado.

AS DISPOSEÇÕES GERAIS

Art. 12º -  O início do campeonato será no dia 25/07/2014 e demais rodadas seguirão a tabela.

Art. 13º - O Campeonato Municipal de Bocha 2014 terá a participação de oito equipes.

§ 1º - Qualquer clube (equipe) que não cumprir com este regulamento cumprira punições estabelecidas pelo Departamento de Esporte de Luís Alves.

Art. 14º - Só poderá ser efetuada uma substituição durante uma queda, feita a substituição não poderá o jogador que saiu voltar.

Art. 15º - Caso um jogador chegar atrasado poderá participar normamente da partida onde deverá está devidamente uniformizado.

Art. 16º - Caberá a pessoa indicada pelo clube mandante à medição dos pontos, em casos de uma bola mexer na hora da medição e prejudicar o time visitante o ponto será da equipe visitante. Se o ponto for medido e a bola mexer e assim mesmo o ponto for da equipe que a bola mexeu permanece o ponto. ( em caso de medição medir primeiro a bola da equipe mandante)

§ 1º Quando um atleta for ver o ponto e mesmo bater em uma bola, se a bola for da sua equipe é retirada a bola do jogo e se bater na bola do adversário é retirada a sua bola mais próxima da bola que foi tocada.   

Art. 17º - As partidas serão dirigidas por uma pessoa indicado pelo clube mandante, está pessoa faz a marcação dos pontos. (atleta não pode mexer no placar)

Art. 18º - O atleta, dirigente ou membro da comissão técnica que a tentar agredir fisicamente ou agredir moralmente, membros departamento de esporte ou outro atleta será julgado pela junta disciplinar do Departamento de Esporte da Prefeitura. Caso houver agressão física não caberá julgamento a punição será de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias após o termino do campeonato. A equipe que desistir durante a competição o seus atletas serão suspenso do campeonato e das atividades esportivas desenvolvidas pelo departamento de esporte de Luís Alves durante 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias a partir do termino do campeonato.

Art. 19º - Fica sendo obrigatório que todos os atletas deveram ficar do lado oposto ou atrás do atleta que esta jogando a bola. Caso o atleta coloque a bola no chão a frente da linha denominada perde a bola, o atleta que queimar a linha na hora da bolada será penalizado com perda da bola após ela parar, em caso de ser a ultima bola continua valendo os pontos anteriores. O atleta só poderá passar da linha após a bola para, o não cumprimento acatará na perda da bola.  ( para queimar a linha basta encostar na mesma)

Art. 20º - Em caso de aplicação de WO em uma queda o trio responsável pelo WO será multado em R$30,00 reais pagos no departamento de esporte e repassado ao campeão do campeonato, a equipe que tiver mais de um WO na partida será eliminada e consequentemente todos os jogos da mesma, (placar do WO 5 x 0 para o adversário), sendo suspensa das atividades promovidas pelo departamento de esporte por trezentos e sessenta e cinco dias, juntamente com todos os seus atletas (exceto com justificativa esta  julgada em um congresso técnico por um representante de cada clube participante do campeonato).

Art. 21º - O mandante da rodada coloca primeiro a dupla e depois o visitante escolhe a dupla adversária.

Art. 22º - Caso houver coincidência de uniforme no jogo, a equipe mandatária terá de trocar o uniforme.

Art. 23º - Para as equipes que optarem por recursos da partida, deverá apresentar requerimento, por escrito, ao departamento de esporte da Prefeitura Municipal, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas após o termino da partida, sendo que se houver necessidade o mesmo será encaminhado à uma junta disciplinar que o Departamento de Esporte convocar para que tenha validade. Fica estabelecido que nenhum clube pode entra com recurso junto a Justiça Comum antes de entra com o recurso junto a Junta Disciplinar do campeonato, caso isso ocorra o clube será punido com 01(um) ano de afastamento das atividades promovidas pela Prefeitura Municipal de Luis Alves.

Art. 24º - A equipe que vier a inscrever um atleta irregular na partida perderá os pontos da mesma, não alterando os demais resultados. Sendo que os pontos passarão para a equipe adversária (5 X 0).

Art. 25º - A pontuação será:

I   – Vitória três pontos.

II  – Derrota um ponto se a equipe perder pelo placar de 3x2. No caso de 4x0 e 4x1  o perdedor não marca ponto.

Art. 26º - A comissão julgadora ficará a cargo do Departamento de Esporte.

Art. 27º - O departamento de esporte não se responsabiliza por acidentes no decorres do campeonato.

RESPONSABILIDADE DOS CLUBES

Art. 28º - Cada clube que realiza a rodada fica responsável pela indicação de uma pessoa para medição dos pontos.

Art. 29º - Este regulamento será cumprido de acordo com que está estabelecido.

Art. 30º - Qualquer item que não constar neste regulamento será decidido pelo Departamento de Esporte.

Departamento de Esporte